3 dicas para consumir menos bateria do seu carro

poradmin

3 dicas para consumir menos bateria do seu carro

Poucos transtornos são mais desgastantes do que aqueles em que você, ao tentar ligar o carro, não o consegue fazer pegar por problemas elétricos e/ou de falta de bateria. Por mais que o dispositivo necessite de algumas inspeções ou trocas efetivas de tempos em tempos, se atentar para alguns gestos cotidianos pode fazer, sem qualquer sombra de dúvidas, com que a bateria do seu carro dure mais e, com isso, você economize e tenha um veículo mais potente.

A partir do momento em que as baterias dos carros atuais são classificadas como “seladas”, que são aquelas que não necessitam de manutenções frequentes ao longo do tempo (diferentemente do que acontecia com os tipos mais antigos), suas durabilidades também podem, eventualmente, ser minimizadas a partir de algumas ações. Assim sendo, confira algumas dicas para, de uma vez por todas, otimizar a vida útil da bateria do seu carro. Veja:

Ao deixar o veículo, desligue todos os seus componentes

Ao desligarem seus veículos, muitos motoristas se esquecem de desativar os demais componentes do carro (vide ar-condicionado, faróis, lanternas, lâmpadas internas, rádios e outros dispositivos desse tipo). Com todos eles acesos e/ou ligados, no entanto, a tendência é a de que o veículo consuma um relevante índice de bateria mesmo se o automóvel estiver com a chave desconectada.

Ou seja, nos carros que não possuem o desligamento automático de qualquer dispositivo elétrico de suas estruturas, essa atenção deve ser prioritária, pois, uma vez ligados, todos estes componentes tenderão a consumir uma elevada dose de energia. A partir do momento em que a ativação das chaves no contato se comporta como o gesto que demanda por uma maior capacidade de geração de energia, este cuidado deve ser ainda mais aprimorado, pois não há nada mais desagradável do que esquecer os itens em funcionamento durante a noite e, no dia seguinte, sofrer com um carro que não liga por estas razões.

O motor deve funcionar para alimentar a bateria do veículo

Para que a bateria veicular não represente qualquer tipo de dano ao seu veículo, o ideal é que você, de tempos em tempos, coloque o motor para funcionar. A regra vale tanto para aqueles motoristas que estão acostumados a deixarem seus veículos, mas manterem dispositivos elétricos (como rádio, por exemplo) em funcionamento, quanto para aqueles que, em viagem ou qualquer outro compromisso, não podem ligar o carro por um período maior de dias. Neste segundo caso, o ideal é que, caso não se consiga fazer com que um terceiro o ative, se desconectem os terminais da bateria em si.

Qual é a capacidade da sua bateria?

Por fim – e para que a bateria do seu carro dure mais do que o previsto -, é fundamental compreender qual é a capacidade do seu dispositivo. Somente através dessa informação é que, ao instalar um rádio ou um ar-condicionado mais potente, por exemplo, você terá total condições de avaliar se é necessário adquirir uma bateria mais robusta e resistente ou se a atual dá conta do recado.

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe seu comentário