Como saber se a bateria da sua moto está fraca?

poradmin

Como saber se a bateria da sua moto está fraca?

Você acorda, vai ligar sua moto para ir ao trabalho e, quando percebe, ela não “pega” de forma alguma. O inverno é a estação do ano e a umidade está com os níveis elevadíssimos. Você não realiza uma inspeção periódica nos componentes de seu veículo sob duas rodas há bastante tempo.

É, caso tenha se imaginado nesta hipótetica situação, saiba que são estes os pontos que, na prática, melhor podem confirmar o fato de que a bateria de sua moto está fraca, desgastada ou, pior, precisa ser trocada com uma relativa urgência.

As chupetas não possuem mais o efeito desejado

Além dos pontos que foram levantados de maneira primeira e preliminar no decorrer do início deste artigo, outros sintomas também podem apontar para a confirmação de que a bateria de sua moto está prejudicada, danificada ou simplesmente fraca, de fato. Um deles é representado pela condição de que a chamada “chupeta” não possui mais o efeito que lhe é inerente.

Por se tratar de uma conduta que por si só se caracteriza como emergencial, a “chamada chupeta sem eficácia” deve, portanto, se apresentar como séria o bastante para fazer com que o motociclista chegue a substituir, de fato, a bateria de sua moto.

Tempo de uso

Assim como acontece com as baterias automotivas dos carros tradicionais, as baterias de motocicletas também possuem um tempo médio de validade. Este, por sua vez, pode variar de um ano a dois anos e meio – embora, é claro, algumas extrapolem esta condição e durem muito mais ou muito menos do que esta estimativa.

Atrelado ao tempo de uso, também se faz altamente recomendado que, na prática, todo e qualquer motociclista consiga lançar mão de manutenções preventivas na bateria de seu veículo. Com isso, ela tenderá a funcionar por mais tempo e, de quebra, conferir um melhor desempenho ao dispositivo sob duas rodas em si.

Partida arrastada ou “pesada”

Por fim, mas não menos importante por conta disso, não há como destacarmos que a chamada “partida arrastada” também pode se apresentar como um sintoma inerente à bateria fraca de sua motocicleta. Isto é, caso você sinta dificuldades em a acionar por sentir que alguns bloqueios ou obstáculos físicos estão fazendo parte do processo, o sinal de alerta deve ser ligado. Em todo caso, lembre-se do mais importante: uma bateria desgastada dificilmente “volta a funcionar sozinha”. Pense nisso!

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe seu comentário