Em quanto tempo devo trocar a bateria do carro?

poradmin

Em quanto tempo devo trocar a bateria do carro?

Muitos sabem que a bateria do carro é uma das principais peças para locomoção do mesmo, assim como no funcionamento da parte elétrica (aparelho de som, faróis, para-brisa, etc). Entretanto, a dúvida na qual permeia principalmente nos motoristas de primeira viagem: Em quanto tempo devo trocar a bateria do carro?

Antes de tudo, para saber o tempo correto para troca da bateria, devemos nos atentar em alguns sintomas/defeitos que a bateria pode apresentar no decorrer do tempo. Vamos a elas:

  • Deu partida no carro e ele não pegou: se o caso é recorrente, em que o carro possui dificuldade durante a ignição e de modo frequente;
  • Falhas em alguns sistemas elétricos do carro como, por exemplo: as luzes, o aquecedor, o ar condicionado, o sistema de injeção de combustível, etc., podem indicar também um desgaste da bateria (baixa luminosidade também indica possível defeito);
  • Sobrecarga de componentes elétricos, como instalação de caixas de som, aparelho dvd, prejudicando no uso do ampere da bateria (neste caso, é necessária uma bateria específica para uso de caixas de som potentes, com energia contínua e ao invésda bateria padrão com picos de liberação de energia na ignição)
  • Curto circuito devido ao desgaste de placa, principalmente em bateria selada (essasnão precisamde água, ocasionando corrosão devido alta densidade do ácido dentro dela)
  • Detritos de placas nos polos da bateria: isso é vazamento de ácido devido uso constante da bateria. Neste caso é recomendável a troca.

Importante: Bateria descarregada não indica que precisa ser trocada. Neste caso leve numa loja de confiança para efetuar a recarda da bateria.

Tendo em vista o conhecimento dos problemas que podem ocorrer com uma bateria, os especialistas afirmam que o tempo para troca ocorre num período médio de 2 a 4 anos, variando de acordo com a marca e o cuidado que o usuário tem com ela.

Por isso, caso seja necessária a troca, devemos nos atentar nos seguintes pontos:

  • Procure uma loja com a bandeira do fabricante de bateria e que seja de confiança, conceituada no mercado;
  • Utilizar a bateria com a mesma amperagem, para que não ocorra conflito após a troca e prejudique mais ainda o veículo;
  • O profissional deve atentar-se aos polos, para não ocasionar um curto evitando juntar os polos positivo com o negativo. Isso pode prejudicar o módulo de injeção do veículo.
  • Não trocar a bateria com o veículo ligado, pois perde a informação de carga da bateria, onde a corrente elétrica base é usada. Consequentemente, se a carga da corrente base for maior que a corrente necessária, podendo danificar a parte elétrica do veículo.

E o mais importante: Tenha auxílio profissional

Recomendável principalmente para os que não têm conhecimento sobre veículos, não se arriscar a consertá-lo ou efetuar qualquer procedimento de troca por conta própria. Isso coloca em risco o carro e a bateria. Como sabemos, cada carro possui um formato de fábrica, assim como o modelo de bateria que compete ao veículo. E consultando um profissional como mencionado acima, ele irá utilizar os equipamentos corretos para análise e passar um diagnóstico completo.

Para mais informações e dúvidas sobre baterias, acesse nosso site: http://www.bateriasqueiroz.com.br/

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe seu comentário