Quais são as funções da bateria do carro?

poradmin

Quais são as funções da bateria do carro?

Quais são as funções da bateria automotiva? Se você é um apaixonado ou uma apaixonada por automobilismo, já deve ter se perguntado sobre isso. De modo didático, pode-se dizer que a bateria de um carro funciona basicamente como as baterias de um celular ou de uma câmera fotográfica, só que em quantidades de energia muito maiores.

Ao servir para ligar o veículo, ação esta que é popularmente chamada de “dar partida”, a bateria automotiva se caracteriza por ser uma peça imprescindível para qualquer carro. Para se ter uma ideia, quando a bateria de um carro descarrega completamente, se torna impossível recarregá-la por conta de seu tempo de vida já ter se esgotado. 

Também por isso, é fundamental que aparelhos como rádio e ar-condicionado sejam utilizados com parcimônia e não fiquem ligados mesmo quando o veículo encontra-se parado. Aliás, uma das principais dicas dadas pelos especialistas no setor automotivo é justamente essa: na prática, o ideal é que, na hora de se dar a partida, desligue-se tanto o som quanto o ar-condicionado do automóvel, pois, assim, se conseguirá reduzir substancialmente os desgastes do veículo no decorrer de seu funcionamento. 

Quanto tempo dura uma bateria automotiva? 

Se você também já se questionou a respeito do período de vida útil de uma bateria veicular, não se preocupe. Nós temos a resposta ideal para seu questionamento. Veja: o que mais e melhor caracteriza a vida média de uma bateria automotiva composta por chumbo-ácido é a combinação de alguns fatores externos, tais como:

  • Fixação adequada;
  • Bateria adequada ao veículo, bem como opcionais instalados;
  • Sistema de carga do veículo, como corrente e tensão;
  • Temperatura do local em que a bateria se encontra instalada.

Mesmo assim, é correto afirmar que, em média, o tempo de duração de uma bateria automotiva é similar ou equiparado a dois anos.

Ainda neste sentido, vale assinar embaixo da tese que afirma que a bateria nada mais é do que um acumulador recarregável de energia que tem como principal função armazenar esta energia sob a forma química. Posteriormente, ela será transformada em energia elétrica assim que o motorista acionar o motor de partida de seu automóvel. 

Ou seja, a bateria serve para ir além das meras partidas no veículo, quando também visa proporcionar energia para iluminações internas e externas, bem como manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos quando o veículo se encontrar desligado. 

Para saber mais a respeito do funcionamento das baterias veiculares, não espere: fale agora mesmo com a Baterias Queiroz!

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe seu comentário