Como saber se a bateria do seu carro está fraca?

poradmin

Como saber se a bateria do seu carro está fraca?

Partindo-se do pressuposto de que, por definição, bateria automotiva nada mais é do que um dos componentes mais essenciais para o funcionamento de um carro, são seus sinais de desgaste que devem se fazer protagonistas assim que algumas irregularidades começam a ser observadas por você, motorista.

Portanto – e no decorrer deste breve artigo -, faremos questão de enumerar quais são os “sintomas” que podem estar por trás destes danos. Ou seja, se você pretende saber quais são eles, aperte os cintos e vamos nessa!

Afinal de contas, quais são as funções inerentes à bateria automotiva?

A bateria veicular possui algumas funções que lhes são inerentes. Neste caso, são duas as que se fazem mais proeminentes: arranque veicular e fornecimento de energia a todos os componentes elétricos do veículo (a exemplo do ar-condicionado, das luzes, dos faróis, do rádio e de outros elementos de similar configuração físico-química).

Não bastasse – e também por conseguir atuar como um isolante térmico -, a bateria automotiva possui a tarefa de proteger todos os acessórios internos das ações mecânicas externas que invariavelmente incidem sobre as suas superfícies.

Certo, mas como é que eu posso saber qual é o momento em que a bateria do meu carro está ficando fraca?

Se por ventura você – neste preciso momento – estiver se questionando exatamente com estas palavras, saiba que não está sozinho. Isto é, muitos motoristas querem saber qual é o melhor momento para promover a troca de suas baterias automotivas e, de maneira ainda mais relevante, cabe lembrar que a maioria deles também sonha em saber quais são os sintomas que podem ligar o sinal de alerta quanto à durabilidade do dispositivo. Nestas ocasiões, portanto, são os seguintes pontos que se fazem destacados:

  • O carro apresenta sérias dificuldades em conseguir engatar a marcaha inicial/de partida;
  • São necessárias muitas voltas e acionamentos da chave em si para que o veículo enfim consiga “pegar”;
  • A chegada do inverno atrelada ao frequente uso de faróis, limpadores de para-brisas e aumento da umidade também pode ocasionar um maior desgaste à bateria automotiva;
  • A sensação de odores intensos e ácidos pode estar associada à má formatação da bateria que, desgastada, pode vir a explodir em casos extremos (e por mais que o veículo em questão esteja em andamento);
  • Por fim, para que o nível d’água da bateria seja completo da maneira mais eficaz possível, se faz primordial que a substância utilizada no processo seja representada pela água destilada.

Anotou as dicas? Pois então agora é só se precaver. Dirija com segurança!

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe seu comentário